Uma “Caminhada pela paz” tem lugar nesta sexta-feira santa, dia 15 de abril. O percurso terá início pelas 09h30 no Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, rumando depois em direção ao Santuário de Fátima. Almiro Mendes, pároco de Canidelo e da Afurada, em Vila Nova de Gaia, lidera a organização desta iniciativa promovida por leigos, que será marcada por “cânticos e pela leitura performativa de textos poéticos”, conforme indicam os organizadores da iniciativa, através das redes sociais.

O apresentador de televisão Jorge Gabriel apela à participação da população nesta iniciativa. “Conto convosco para uma caminhada pela paz. Para que tal suceda é preciso que gente de boa vontade, de todos os credos e nacionalidades, caminhe por este propósito que é de todos nós. Não nos resta apenas olhar condescendentes para as imagens que nos chegam, para a dor que os nossos irmãos ucranianos vão sofrendo, e outros irmãos espalhados pelo mundo. Não nos esqueçamos de outras zonas de guerra e de conflito, que continuam à espera da paz. Não nos esqueçamos também de que quando o poder do amor for maior do que o amor pelo poder, aí sim, podemos dizer que o mundo está em paz. Vamos então fazer essa marcha silenciosa, calma, e, peço-vos, com uma singela peça de roupa branca. Conto convosco”, refere o profissional, numa mensagem em vídeo.

A iniciativa vai contar com a participação de “ucranianos, de figuras públicas da cultura, das várias Igrejas e das artes”. Após um percurso de cerca de sete quilómetros que inclui uma passagem pelos Valinhos de Fátima, a iniciativa deverá chegar ao fim pelas 13h00, na Capelinha das Aparições, onde terá lugar “um momento de interiorização, que inclui uma intervenção musical de Isabel Silvestre e de outros artistas”.

A iniciativa é aberta à participação de qualquer pessoa, não sendo necessário fazer qualquer inscrição ou pagamento para participar nesta caminhada, que prevê que um autocarro leve os participantes de regresso à viatura própria que possam ter deixado no Santuário da Ortiga. “Faça do verdadeiro amor um poder, sendo peregrino da paz. Participe nesta caminhada, manifestando a sua efetiva e afetiva comunhão com o povo sofredor ucraniano”, referem os promotores do encontro, adiantando que esta é uma iniciativa “transversal à sociedade, querendo unir pessoas crentes e não-crentes, crianças, jovens e adultos, cidadãos da Ucrânia e portugueses”. A caminhada vai contar com o apoio da Junta de Freguesia de Fátima e do organismo Fátima Trail Team.