A 43.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes tem início esta segunda-feira, 26 de fevereiro, e prolonga-se até ao dia seguinte, 27. Esta iniciativa consiste numa formação anual dinamizada pelo Santuário de Fátima, através do seu Departamento de Acolhimento e Pastoral, e este ano decorre com o tema “Arte e fé: o encontro com Deus pela via da beleza”.

O primeiro dia do encontro decorre na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, e incide sobre a “relação entre a religião e a arte”, estando em foco as “esculturas da colunata e da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. Estes e outros temas são abordados por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, e por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, entre outros.

O segundo dia do encontro tem lugar em Lamego. A deslocação é uma ocasião para visitar a Catedral de Lamego, o Museu de Lamego, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e o Mosteiro de São João de Tarouca. As visitas são guiadas. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, a iniciativa reúne guias-intérpretes e outros guias e agentes turísticos e pastorais, e é uma ocasião para “refletir sobre a estreita e antiquíssima relação entre arte e religião e sobre algumas concretizações artísticas que integram o património do santuário”.