Orquestra Clássica do Centro | Foto: DR

O concerto da Páscoa promovido pelo Santuário de Fátima vai realizar-se no próximo domingo, dia 7 de abril. O momento musical terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a partir das 15h30, e conta com entrada gratuita. Ao longo da tarde, os peregrinos vão poder escutar os elementos da Orquestra Clássica do Centro (OCC), com Marina Pacheco como soprano, e sob a direção de Sergio Alapont.

O repertório a interpretar neste concerto baseia-se na “beleza que emana das almas de grandes compositores, pela transcendência e significado da Paixão de Cristo e da glória da sua Ressurreição, como se se tratasse de um percurso cronológico pelos momentos capitais da Paixão e Ressurreição de Cristo”, escreve o maestro titular da orquestra sediada em Coimbra, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

O programa abre com a introdução da obra-prima de Haydn, “As sete últimas palavras de Cristo na cruz”, que “transmite com toda a força canónica a dramaticidade dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo”, acrescenta o compositor. A propósito deste concerto, o Santuário de Fátima recorda que a OCC se “apresentou pela primeira vez, enquanto orquestra profissional, em dezembro de 2001”, e “enquanto associação, tem a responsabilidade da gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra”.

Sergio Alapont trabalhou já em “algumas das orquestras mais importantes na Europa e América” como a Orchestra of the Minnesota Opera, Orchestre National d’Ile de France de Paris, Orchestra del Teatro San Carlo di Napoli, Haifa Symphony Orchestra in Israel e Orquesta de Cámara de Bellas Artes in México. Marina Pacheco é elogiada na imprensa internacional pelo “virtuosismo perfeito” e pelo “talento como atriz”, cantou em diversos palcos na Europa, África e América do Sul. Apresenta-se regularmente em ópera, oratória, canção e música contemporânea. Com oito anos, representou Portugal no 37.º Zecchino d’Oro, em Itália.