Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima | Foto: Santuário de Fátima

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebe um concerto de órgão este domingo, 3 de março, pelas 15h30. O momento musical será protagonizado por Luc Ponnet, organista belga, e conta com entrada livre. Luc Ponet é “um dos principais organistas da Bélgica”, e “dedica parte de seu tempo ao órgão como intérprete e como professor”, destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

O profissional “atua como solista na Bélgica” e também na Europa, Estados Unidos da América, América do Sul, México, Filipinas, Austrália, Rússia e Japão. O seu repertório “vai desde a música antiga (séculos XVII e XVIII) à música contemporânea e improvisação”. Na Bélgica, Luc Ponnet é organista titular da Basílica de Tongeren, organista residente do Castelo Alden Biesen e organista da cidade de Leuven.

A propósito desta iniciativa, o Santuário de Fátima recorda que o órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário se encontra “instalado no coro alto”, e foi “construído em 1951, pela empresa italiana Fratelli Ruffatti”, sendo “o maior instrumento do género em Portugal, com 90 registos e cerca de 6.500 tubos”. “O tubo maior, de madeira, tem cerca de 12 metros de altura e 50 centímetros de largura e os tubos de metal, da fachada, têm cerca de oito metros de altura.”

O concerto em Fátima insere-se no segundo Ciclo de Órgão de Leiria, que decorre até 10 de março, depois de ter iniciado no último sábado, dia 2, “assumindo-se como um lançamento do 42.º Festival Música em Leiria, também uma organização do Orfeão de Leiria”.