A 12.ª edição do encontro contou com a participação do Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz, do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima | Foto: Santuário de Fátima

O Encontro de Coros Infantis assinala o Dia da Liberdade em Fátima há mais de uma década. A sua 14.ª edição realiza-se esta quinta-feira, dia 25 de abril, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir das 15h30, com entrada livre. Durante a tarde, será possível escutar o Coro Infantil Regina Coeli, de Lisboa, o Coro Juvenil do Carmo de Beja, e a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

Os elementos dos coros participantes chegam à Cova da Iria na manhã desta quinta-feira e vão ter oportunidade de conhecer antecipadamente o local do concerto, num momento que servirá também para um ensaio conjunto. Depois do público poder escutar um repertório a cargo de cada um dos coros, as três formações vão interpretar em conjunto “Ave, candeias que Deus acendeu”, uma peça composta por Davide Barros, organista do Santuário de Fátima, e interpretada pela primeira vez por ocasião da visita do Papa Francisco a Fátima, a 5 de agosto de 2023.

Neste encontro, os 20 elementos da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, atuam acompanhados por elementos do Coro do Colégio de São Miguel, numa formação total de 45 coralistas. O Coro Infantil Regina Coeli, de Lisboa, conta com cerca de 30 crianças, e o Coro Juvenil do Carmo de Beja integra 31 elementos.

“Esta iniciativa permite trazer ao santuário uma diversidade de coros do país e do estrangeiro, que aqui trazem também a riqueza do seu repertório e das suas experiências”, explica José Leite, maestro da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, citado pelos serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria.

O maestro destaca que como resultado desta troca de experiências, e no seguimento da edição de 2023 deste encontro, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima vai estar em França, de 29 de abril a 3 de maio, para um intercâmbio com o Choeur d’enfants de la Maîtrise Chalonnaise Saint Charles, que a 25 de abril do ano passado participou nesta mesma iniciativa.