Foto: Odiana - Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana

A carrinha “Bibliomóvel”, uma biblioteca itinerante do município de Castro Marim, no distrito de Faro, encontra-se a percorrer a zona serrana daquele concelho do sul de Portugal, entre esta quarta-feira, 16 de junho, e a sexta-feira seguinte, dia 18. Com o mote “Bibliomóvel perto de si”, este veículo passa por diversas localidades do interior de Castro Marim, dinamizando um conjunto diverso de iniciativas culturais que envolvem a leitura, costura, pintura, animação musical e também momentos de tertúlia.

Através desta iniciativa presente-se atenuar a problemática do isolamento geográfico, fomentar o envelhecimento ativo, e potenciar situações de convívio e de interação social, sobretudo entre os mais velhos. Todas as dinâmicas previstas vão decorrer sob medidas de segurança que contribuam para diminuir o risco de contágio por Covid-19, nomeadamente o distanciamento físico, utilização de máscara de proteção facial e desinfeção das mãos.

A iniciativa “Bibliomóvel perto de si” surge no contexto do “Sénior ativo”, uma atividade do projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4G, designado “Castro Marim (Com)Vida”. Este programa é desenvolvido pelo município de Castro Marim, coordenado pela associação Odiana, e cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Tagged: