Antigo edifício do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor foi requalificado | Foto: DR

O antigo edifício do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, foi alvo de uma obra de requalificação, e agora “é devolvido à população com novas funções”, disponibilizando “várias valências”, referem os serviços de comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

“O ‘Espaço Multiusos’, como agora se chama, (…), passou a albergar as valências de Ateliê de Tempos Livres (ATL) – que conta já com 18 crianças –, Centro de Dia, Apoio Domiciliário (com 56 utentes já) e as atividades do Jardim Infantil (não instalado no espaço), promovendo, diariamente, a intergeracionalidade. Dispõe ainda de espaços interiores e exteriores para convívio e de um auditório para representações, assembleias da Irmandade e outras atividades”, destaca a Misericórdia de Lisboa.

“A obra, orçada em 1,2 milhões de euros, recebeu o apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), no valor de 300 mil euros, o montante maior passível de ser concedido”, destaca a Santa Casa. Este fundo “foi criado em 2015 pela Santa Casa de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas”, com o propósito de “ajudar as Misericórdias em todo o país, contribuindo para a coesão social e territorial do país”. A inauguração aconteceu no passado mês de julho.