Obras arrancaram no final de janeiro, e deverão contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população | Foto: Município de Castro Marim

As obras de reconversão de um espaço verde na Quinta da Cerca, em Castro Marim, no distrito de Faro, já estão em curso. A intervenção contempla a plantação de espécies autóctones e a instalação de um “sistema de rega com gestão por telemetria para reduzir os consumos de água”, indicam os serviços de comunicação municipais.

“Este novo sistema permite regar de forma totalmente remota e automática, através de uma plataforma de gestão de controladores no terreno, tornando a irrigação mais eficiente e racionalizando o consumo de água, com os menores custos possíveis”, explica o município, destacando que esta iniciativa deverá “contribuir para o combate da problemática da seca que afeta o concelho de Castro Marim e a região algarvia”.

Prevê-se também a instalação de uma ilha de compostagem doméstica, onde as pessoas “poderão colocar os seus biorresíduos”, isto é, os “resíduos biodegradáveis que são produzidos nas cozinhas”. Está ainda prevista a “criação de um circuito pedonal, uma zona de lazer e piquenique com mesas e bancos, além de outro mobiliário urbano e equipamentos de fitness”. No âmbito deste projeto cujas obras iniciaram no final de janeiro, foi submetida uma candidatura ao Fundo Ambiental.