Milhares de peregrinos de várias partes de Portugal e do mundo voltaram a iluminar o recinto do Santuário de Fátima, na noite de quinta-feira, 12 de outubro, no contexto da Peregrinação Internacional Aniversária, presidida por Américo Aguiar, recentemente criado cardeal. Na homilia, o recém-cardeal fez referência aos conflitos que assolam o mundo.

“Quando falamos de Fátima falamos de paz e infelizmente este é um dom que está a faltar: está a faltar na nossa querida Ucrânia e à nossa querida terra de Jesus. Por isso, queremos pedir à nossa mãe, à mãe do Céu o dom da paz para a Ucrânia, para a terra de Jesus e para todos os sítios onde falta a paz”, apelou o prelado, continuando a sua reflexão centrada nos conflitos que afligem o mundo.

“Podemos perguntar porque é que há guerra no mundo, não sei explicar. A quem faz jeito esta nova guerra, esta nova agenda de guerra? Não sei…Quem fica a ganhar com esta nova guerra? Não sei responder. Mas sei quem fica a perder: as crianças, os jovens, as mulheres, os pobres, os últimos, os de sempre”, lamentou.

“Nesta noite, peço-vos que rezemos pela paz, que sejamos capazes de pedir a paz sem cessar, sem esmorecer, com confiança e com esperança”, reforçou Américo Aguiar, que aproveitou a sua deslocação a Fátima para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso da Jornada Mundial da Juventude. Segundo o Santuário de Fátima, participaram na vigília de 12 de outubro 180 mil peregrinos, entre os quais cerca de 120 grupos inscritos, de 35 nacionalidades.