Consolata Museu, em Fátima

A exposição coletiva “Iter fidei (Caminho da fé)” é inaugurada este sábado, 15 de julho, às 17h00, no Consolata Museu, em Fátima. A mostra conta com a curadoria de Rui Miguel Pedrosa e Luís Filipe Coito, e com o apoio da Junta de Freguesia de Fátima e do Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia.

Em comunicado, os promotores da exposição recordam que desde as primeiras visões dos pastorinhos de Fátima, em 1917, “surgiram algumas fotografias” que suscitaram um “interesse crescente” no fenómeno. Desde os primeiros relatos dos pastorinhos, “jornalistas e fotojornalistas procuraram contar as melhores histórias e captar as fotografias mais impactantes dessas celebrações”.

“Agora, em 2023, pouco mais de um século após as aparições, temos o prazer de apresentar esta exposição fotográfica, na qual cada imagem conta uma história, revelando a devoção fervorosa dos peregrinos, as expressões de fé inabalável e os rituais que compõem a experiência religiosa em Fátima. São momentos de introspeção e profunda conexão humana com o divino. Para além de retratar Fátima, esta exposição também pretende explorar o tema mais amplo da religião e a sua influência nas vidas das pessoas ao redor do mundo”, referem os promotores da exposição.

“Esta exposição fotográfica coletiva não apenas celebra a beleza estética e o poder das imagens, capturando momentos de devoção fervorosa, expressões de esperança inabalável e rituais que transcendem o tempo, mas também incentiva uma reflexão profunda sobre o papel da religião nas nossas vidas e sociedades. Convidamos-vos a explorar esta exposição com uma mente aberta, buscando descobrir novas perspetivas e conexões pessoais enquanto mergulham neste universo fotográfico”, adiantam os organizadores.

Os autores que integram a exposição incluem Alfredo Cunha, Ana Brigída, António Pedro Ferreira, Daniel Rocha, Diana Tinoco, Enric Vives-Rubio, Filipe Amorim, João Porfírio, Joaquim Dâmaso, José Carlos Carvalho, José Sena Goulão, Leonel de Castro, Luís Filipe Coito, Nuno André Ferreira, Nuno Ferreira Santos, Paulo Novais, Paulo Pimenta, Rodrigo Cabrita, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Rui Miguel Pedrosa. A exposição poderá ser conhecida no Consolata Museu até ao próximo dia 21 de outubro.