Dez por cento de todas as emissões globais de gases de efeito estufa vêm do cultivo, armazenamento e transporte de alimentos “que nunca são usados”, alertou António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), sublinhando que esta situação é “revoltante”, uma vez a nível mundial há anualmente 800 milhões de pessoas que passam fome.

Com o propósito de colocar um fim a este problema, o responsável apela para que o mundo invista de forma massiva em sistemas e políticas modernas de controlo de resíduos, que incentivem as pessoas a reutilizar e reciclar tudo, “desde garrafas de plástico até a aparelhos eletrónicos antigos”.

As declarações de Guterres foram proferidas a propósito do primeiro Dia Internacional de Desperdício Zero, assinalado na última quinta-feira, 30 de março. O responsável recordou que anualmente são produzidos dois biliões de toneladas de resíduos sólidos, mas 33 por não recebem tratamento adequado, o que corresponde a um camião de lixo cheio de plástico despejado no oceano a cada minuto.