Incêndios na Amazónia
Foto: EPA / NASA

A equipa de Sapadores Florestais de Lamego, no distrito de Viseu, tem levado a cabo um conjunto de ações, que são alvo de destaque por parte de Fábio Duarte, vereador com o pelouro da proteção civil da Câmara Municipal de Lamego. “O trabalho realizado pelos elementos desta equipa é de extrema importância para a proteção e salvaguarda do território e da população, sobretudo nas operações preventivas de fogos rurais”, disse o responsável, citado pelos serviços de comunicação municipais.

Os Sapadores Florestais de Lamego procederam a um “leque diversificado de ações de limpeza”, de acordo com o município de Lamego, em áreas próximas dos aglomerados populacionais, assim como pontos de água. Além disso, a equipa apoiou ainda a “realização e o acompanhamento de ações de fogo controlado em áreas definidas pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICNF)”.

Ao longo do último ano, as intervenções destes profissionais tiveram também em vista a prevenção de incêndios. “Nos períodos de maior calor, em que o risco de incêndio é muito elevado ou máximo, os sapadores florestais efetuaram patrulhamentos e vigilância em zonas florestais, com o objetivo prevenir fogos rurais. A equipa também desenvolveu ações de sensibilização junto de crianças e jovens, a fim de demonstrar a importância da defesa do património florestal”, destaca o município de Lamego, no início deste novo ano.