Até ao final do próximo mês de maio, serão plantados azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros em “parques, caldeiras e arruamentos da cidade do Porto | Foto: Lipor

A campanha “Rolha a rolha semeie a recolha” promete uma nova árvore autóctone por cada 50 rolhas de cortiça recolhidas, e foi neste âmbito que decorreu a plantação simbólica de 150 árvores no Parque da Cidade do Porto. A iniciativa contou com a participação de alunos da Escola E.B. dos Correios, e teve lugar no passado dia 6 de março.

Este projeto no município do Porto “teve início em 2023 e resultou na recolha de 337,7 quilos de rolhas de cortiça, o equivalente a cerca de 67.500 unidades, que se traduziram em, aproximadamente, 1.350 novas árvores”, indicam os serviços de comunicação da Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto). Até ao final do próximo mês de maio, serão plantadas espécies como os “azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros”, em “parques, caldeiras e arruamentos da cidade, juntando-se às mais de 66 mil já existentes”.

A Lipor destaca o impacto da iniciativa: “A presença de árvores no meio urbano vai muito para além da estética. As árvores regulam a temperatura urbana, reduzem a poluição atmosférica e proporcionam diversos benefícios psicológicos, como a diminuição do stress e o aumento do bem-estar geral. A plantação de 2.550 novas árvores é mais um passo na jornada do Porto para se tornar uma cidade cada vez mais verde e sustentável.” A campanha “Rolha a rolha semeie a recolha” é operacionalizada pela empresa municipal Porto Ambiente em parceria com a Lipor, a Quercus e os estabelecimentos comerciais aderentes.