Foto: Helpo

Treze cantinas das escolas básicas de Lobata, em São Tomé e Príncipe, receberam 8.882 quilos de produtos oriundos da horta distrital de Agostinho Neto. A primeira produção reuniu 1.362 quilos de alimentos, que foram vendidos para comprar “283,9 quilos de peixe”, refere a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa envolvida na iniciativa.

O organismo português destaca assim a existência de “10.244 quilos de produção hortícola” da horta distrital de Lobata, na Escola Básica de Agostinho Neto, que chegaram até “um total de 4.174 alunos”, que frequentam estes espaços de ensino e de aprendizagem em São Tomé e Príncipe.

A iniciativa aconteceu no âmbito do MENUTRIC, um projeto existente há dois anos, que visa contribuir para a “melhoria da saúde e estado nutricional das crianças deste distrito”. O programa é cofinanciado pela Helpo e pelo Instituto Camões, e está a ser desenvolvido em parceria com o PNASE e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.