Foto: HELPO ONGD

Todas as semanas, a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, entrega a uma comunidade moçambicana a “farinha de trigo, o sal e o fermento”, e de seguida “o padeiro comunitário Camilo e os seus ajudantes” dão forma ao “pão que depois é cozido num forno artesanal”, refere o organismo português.

Este pão faz parte de um “lanche escolar”, que é “distribuído em dez escolas primárias onde a Helpo intervém, em Moçambique”, nomeadamente a Escola Primária Completa de Impire, na província de Cabo Delgado. “Com a ajuda dos animadores e de algumas crianças que estudam na escola, o pão é depois recheado” com um doce de fruta, adianta a ONGD. Deste lanche faz também a parte um “chá de erva príncipe, produção da própria escola”.

Segundo a Helpo, “este ano são 2.811 os alunos e alunas beneficiadas pelo programa que é responsável pela confeção e distribuição do lanche”. De acordo com Artur Norberto, animador da comunidade de Impire, “este lanche escolar, para além do aporte nutricional para as crianças, é um grande incentivo ao aumento da frequência escolar”. Esta iniciativa está em vigência na comunidade escolar de Impire desde 2012, e decorre com o apoio da Galp e da Fundação Galp.