Tetos de salas de aula em Moçambique ficaram danificados devido a fortes chuvas | Foto: HELPO ONGD

Foram reparados os tetos da Escola Secundária de Metuge, localizada na província de Cabo Delgado, em Moçambique, assim como o teto da Escola Secundária de Napipine e da Escola Secundária Eduardo Silva Nihia, na província moçambicana de Nampula, os quais tinham sofrido diversos “danos” devido a “ventos fortes e chuva”, refere a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, em comunicado.

“Foram recuperados os telhados de chapa para garantir que as chuvas intensas que se aproximam não comprometam a aprendizagem dos alunos”, adianta o organismo português. A iniciativa assume especial importância, numa altura em que os alunos se preparam para os exames da 12.ª classe e para os exames de admissão às universidades públicas moçambicanas.

A reparação dos tetos melhorou assim as condições dos centros de apoio do projeto “Teu futuro – Moçambique”. O arranjo dos tetos aconteceu no contexto do projeto “Promoção e preparação de alunos para a entrada em cursos superiores nas áreas STEM em Nampula, Cabo Delgado e Maputo – Teu Futuro”, financiado pelo Instituto Camões, Galp, Fundação Galp, e o projeto Futurando.