Mais de duas centenas de alunas concluíram a sétima classe em Cabo Delgado, Moçambique. Como forma de as congratular pela meta atingida, e incentivar a sua permanência escolar, as 258 alunas receberam “cestas básicas compostas por dez quilos de farinha de milho, cinco quilos de feijão manteiga, cinco litros de óleo alimentar, dois quilos de açúcar, um quilo de sal, dois pacotes de massa e duas barras de sabão”.

Os bens foram doados pela Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, com o apoio da Galp e Fundação Galp, no contexto do projeto “Reforço alimentar e mobilidade como incentivo à escolarização das raparigas”. As alunas beneficiadas estudam em duas das escolas do bairro de Mahate, em Pemba – EPC de Mahate e EPC São Carlos Lwanga.

Num comunicado divulgado na reta final de dezembro, a Helpo referia que face a uma “realidade em que as uniões prematuras e gravidezes precoces são ainda, infelizmente, circunstâncias demasiado comuns e familiares, a manutenção das raparigas na escola deve ser uma preocupação de toda a comunidade, cuidando para que estejam criados e disponíveis todos os mecanismos que facilitem, protejam e promovam o exercício do direito à educação por parte das raparigas”.