Sessões de sensibilização sobre alimentação saudável | Foto: HELPO ONGD

Quatrocentos e dezanove encarregados de educação participaram, no final de dezembro, em sessões de sensibilização sobre alimentação saudável e lanches escolares, em 13 jardins de infância do distrito de Lembá, em São Tomé e Príncipe.

As sessões decorreram no contexto do projeto Valorização da Educação Pré-Escolar (VEP), e contaram com a colaboração de uma nutricionista do Programa de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil em São Tomé e Príncipe (PANMI). Os encarregados de educação foram aconselhados a preparar lanches como papa de fuba ou de mandioca, iogurte caseiro sem açúcar, bolinhos de abóbora, sumos naturais sem açúcar, pão com abacate, e ovos cozidos, entre outros.

“Após as sessões foi possível observar pequenas mudanças nos lanches que as crianças levam para o jardim de infância, passando a conter menos produtos açucarados e mais frutas da época”, refere a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida no projeto. O Projeto VEP tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian e como co-financiador a Casa Relvas.