Sessenta e quatro educadoras e auxiliares pedagógicas de 13 jardins de infância e creches do distrito de Lembá, em São Tomé e Príncipe, participaram em dois workshops de dramatização de histórias infantis. No âmbito desta iniciativa, “cada jardim de infância recebeu um saco reutilizável com livros infantis para a biblioteca e para utilização em atividades pedagógicas”, destacam os envolvidos nas oficinas.

No decorrer dos workshops “deu-se destaque às estratégias de envolvimento e captação da atenção da criança em idade pré-escolar em atividades desta natureza, e aos preparativos prévios a ter em consideração”. Além disso, “sensibilizou-se para a organização e manutenção da biblioteca, de modo a cuidar dos recursos pedagógicos disponíveis”.

A iniciativa é uma forma de assinalar o Mês do Livro Infantil, que decorre atualmente em São Tomé e Príncipe. Os ateliês foram dinamizados pela equipa do projeto “Valorização de educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização de recursos locais”, em conjunto com uma das orientadoras pedagógicas do distrito. A atividade foi financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), organismo que financiou também parte dos livros infantis. As restantes publicações distribuídas foram financiadas por donativos feitos à Helpo em Portugal.

Texto: Juliana Batista

Tagged: