JMJ
Foto: EPA / Fernando Bizerra Jr.

O Papa Francisco pretende visitar Fátima quando se deslocar a Portugal para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrem no verão de 2023 em Lisboa, revelou esta sexta-feira, 12 de março, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no final de uma audiência privada com o Santo Padre.

“Foi, como tinha sido há cinco anos, uma ocasião para ver como o Papa está atento a tudo. […] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima nas Jornadas Mundiais da Juventude”, anunciou o Chefe de Estado, citado pela agência Lusa.

À semelhança do que tinha feito quando tomou posse pela primeira vez, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se no Vaticano com Francisco, num encontro que serviu para abordar a sua visita histórica ao Iraque, “do seu significado, das perspetivas que se podem abrir não apenas em termos dos cristãos que vivem no Iraque, mas sobretudo da pacificação no Médio Oriente, que é um tema muito importante, com a nova administração americana e com a evolução recente naquela região do globo”.

“Depois, falou-se bastante da Europa, da União Europeia nesta fase da vida, da pandemia, da crise económica e social, da recuperação. Também se falou de África e a Santa Sé acompanha meticulosamente o que se passa na CPLP e em, particular, o que se passa em Moçambique, e falámos da América Latina e, em particular, da Venezuela”, adiantou o Presidente da República, acrescentando que o Papa está em “grande forma física e psíquica”, mas “naturalmente preocupado com os efeitos sociais da crise” gerada pela pandemia de Covid-19.

Em reação a este anúncio, a Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) congratulou-se com a vontade manifestada pelo Papa de regressar a Fátima e garantiu que as instituições do concelho estão preparadas para o receber. “Estando Fátima a atravessar este momento particularmente difícil e com todas as condicionantes às visitas dos que querem aqui vir, este é um sinal e um elemento impulsionador para relembrar que Fátima continua de braços abertos e preparada para receber todos. Esta confirmação da visita do Papa ajudar-nos-á a todos a relativizar e esquecer toda esta dolorosa travessia relacionada com a pandemia e a fazer renascer a confiança no futuro”, afirmou a presidente da ACISO, Purificação Reis.

Tagged: