Foto: DR

A tarefa já esteve entregue a reclusos, migrantes, famílias inteiras, jovens, missionários, ou bispos, mas desta vez as meditações da tradicional via-sacra no Coliseu, que se realiza na noite desta sexta-feira santa, dia 29 de março, são escritas pelo próprio Papa Francisco. “Em oração com Jesus no caminho da Cruz” foi o tema escolhido para as reflexões que acompanharão as 14 estações que recordam o percurso de Jesus até ao Calvário, anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Os textos do Papa terão um carácter “profundamente meditativo”, sublinha o Vaticano, e sempre “com Jesus no centro”, já que “é Ele quem faz o caminho da Cruz e nós percorremo-lo com Ele. Tudo está muito centrado no que Jesus vive naquele momento e é claro que se amplia o tema do sofrimento…” A escolha do tema está diretamente ligada ao Ano da Oração que o Papa convocou como preparação para o Jubileu, um evento que, como Francisco assinalou, tem acima de tudo um carácter espiritual.

Em 1985, o Papa João Paulo II iniciou a tradição de delegar a redação das reflexões da via-sacra de sexta-feira santa a diferentes personalidades e grupos. Mas também ele interrompeu este costume ao escrever as suas próprias reflexões para o “Grande Jubileu”, ou Ano Santo de 2000. Apesar dos recentes sintomas gripais de Francisco e da diminuição das temperaturas em Roma, mantém-se a previsão da presença do Papa no Coliseu esta sexta-feira, 29, pelas 21h15 (menos uma hora em Lisboa). A via-sacra terá transmissão em direto na RTP2 e na Canção Nova, bem como nas redes sociais do Vaticano.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo de uma parceria com a Fátima Missionária