A figura central da peregrinação é José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consoalata | Foto: DR

A 34.ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima realiza-se este sábado, 17 de fevereiro, um dia que será preenchido com música, uma via-sacra missionária, dramatizações, a consagração a Nossa Senhora, e uma Eucaristia presidida por José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima.

Cerca de 200 jovens ligados à congregação participam numa vigília na noite anterior, 16, o que será uma ocasião para ficarem a conhecer um projeto da Consolata em Moçambique, escutar um testemunho missionário, e assistir à atuação da banda ‘Discípulos de Fátima’. Simão Pedro, sacerdote missionário da Consolata e coordenador da peregrinação, destaca que a iniciativa vai decorrer com o tema “Enviados a consolar”, lembrando José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata.

“A partir de Itália, Allamano conseguiu, em 1901, convencer quatro missionários a ir em missão para África. Este ardor missionário de querer levar o Evangelho a todo o mundo e ajudar os mais pobres é impressionante. É notável a força que este homem tinha, que conseguia entusiasmar e convencer as outras pessoas a alinhar neste projeto. São esperadas seis mil pessoas nesta peregrinação e o nosso objetivo é sensibilizá-las para esta grande necessidade de acolher a alegria do Evangelho e de espalhá-la aos outros”, destacou o padre Simão.

Texto: Juliana Batista