Foto: Helpo

Nestas férias escolares do Natal foram vários os voluntários que levaram alegria e esperança à “Ludoteca das Fontainhas”, um equipamento da Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que se encontra instalado em Cascais. Este espaço da ONGD nacional promove a “ocupação do tempo de forma responsável”, estimulando a “utilização do jogo, da leitura e do brincar”, sendo maioritariamente frequentado por adolescentes do segundo e terceiro ciclo do ensino básico.

Ao longo das férias do Natal, este espaço proporcionou aos seus utilizadores uma oficina de teatro, momentos de dança e de relaxamento, uma sessão de cinema, brincadeiras ao ar livre e a prática de exercício físico. Além disso, os mais novos foram desafiados a transmitir por palavras aquilo que viam à sua volta, através de uma oficina de escrita criativa, e houve também um momento em que foram esclarecidas dúvidas sobre saúde. Não faltaram momentos de partilha e afeto.

“O ano termina da melhor maneira. Foram seis dias cheios! Brincámos muito”, afirmam os envolvidos na iniciativa. A Helpo agradece a todos quantos tornaram este projeto numa realidade, nomeadamente “à incrível equipa de voluntários que torna tudo possível, aos que estão “todos os dias e aos que vêm trazer um bocadinho de si e animar os nossos dias”.