Academia vai ministrar cursos de técnico de canalização, eletricidade, de ar condicionado, pintura em construção civil, manutenção de piscinas e técnico de carpintaria | Foto: DR

Com o objetivo de superar a falta de mão de obra qualificada em áreas como a construção civil, um concelho do sul de Portugal decidiu criar a Academia Profissional do Município de Albufeira (APROMA), que vai disponibilizar cursos de técnico de canalização, eletricidade, de ar condicionado, pintura em construção civil, manutenção de piscinas e técnico de carpintaria. O primeiro curso a ser ministrado será o de técnico de manutenção de piscinas, que terá início já na próxima terça-feira, dia 2 de abril.

A Academia Profissional do Município de Albufeira foi apresentada no passado dia 21 de março, numa reunião com 40 empresários do concelho, que contou com a presença dos órgãos executivos camarários, e do Instituto de Soldadura e Qualidade, organismo que dinamizará os cursos. José Carlos Martins Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, acredita que a iniciativa assume uma “perspetiva inovadora”, que deverá contribuir para “combater a falta de mão de obra qualificada em profissões ligadas à área da construção civil”. O responsável defende que os cursos também poderão contribuir para “qualificar e valorizar” os formandos.

No decorrer destes cursos, os participantes vão também receber formação no âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município de Albufeira, o que lhes irá conferir uma “dupla certificação”. Os cursos vão decorrer em regime pós-laboral, nos estaleiros municipais de Vale Pedras, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 09h00 às 18h00, com a duração de três meses. As inscrições decorrem online.