Foto: EPA / Tanya Bindra

“Quase 80 mil seminaristas em países de missão contam com a nossa ajuda espiritual e material. Muitas comunidades formativas estão a sofrer com a pandemia da Covid-19, e por esta razão devemos comprometer-nos ainda mais para ajudar os futuros sacerdotes”, apela o diretor da Obras Pontifícias Missionárias (OPM) da Polónia, no âmbito de uma campanha que está a ser desenvolvida no país durante todo o mês de novembro.

A campanha missionária para a adoção de seminaristas em terras de missão consiste em apoiar, com a oração constante e com a ajuda material, um determinado seminário. No início do mês, foi realizada uma sessão de angariação de fundos online que juntou quase 10 mil dólares em ajuda extra para os seminaristas.

Na ocasião, foram transmitidos pequenos vídeos pela televisão e online, com áudios veiculados também pela rádio, para despertar entre os fiéis a consciência de que o seminarista de hoje será amanhã um sacerdote e o seu acompanhamento deve tornar-se uma tarefa prioritária para todos.

“A diminuição do número dos vocações sacerdotais no nosso continente não deve fazer-nos olhar com pessimismo para o futuro, mas a abrirmo-nos com generosidade para aqueles que, longe de nós, respondem ao chamado do Senhor”, enfatiza o secretário nacional da Obra Pontifícia de São Pedro Apóstolo, padre Maciej Bedzinski.