Foto: DPJUV Guarda

A iniciativa ‘Rede 3G: Gesto de gratidão entre gerações’ leva jovens com idades compreendidas entre os 15 e 30 anos a visitar cinco instituições da diocese da Guarda entre esta segunda-feira, 18 de dezembro, e a próxima sexta-feira, dia 22. Os espaços para onde os jovens se vão deslocar dedicam-se ao cuidado de idosos, pessoas com deficiência e crianças.

Através desta iniciativa, pretende-se que os mais novos possam levar apoio a pessoas de várias gerações e condições, para que “percebam que, com gratidão e na verdade, estão a receber muito mais do que aquilo que dão”, refere em comunicado Rafael Neves, sacerdote e responsável pelo Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional (DPJUV) da Diocese da Guarda, organismo promotor da iniciativa.

É também um propósito desta ação fomentar “o compromisso social, um traço característico dos jovens de hoje e, por outro lado, ajudar a descobrir ou aprofundar a fé e discernir a própria vocação”, destaca o religioso, num comunicado citado pela agência Ecclesia. Ao longo de uma semana, esta iniciativa vai passar pelo Lar da Santa Casa da Misericórdia do Soito, Lar da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso, Fundação Laura Santos, Jardim de Infância de Santa Luzia, e Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.