Foto: Fundação Anak-Tnk

Devolver um futuro às crianças de rua é o compromisso da Fundação Anak-Tnk, uma organização católica liderada pelo missionário francês padre Matthieu Dauchez, que procura, acompanha e cuida dos menores abandonados que vivem nas ruas, nos subúrbios ou nas zonas mais pobres da capital das Filipinas.

O sacerdote e as suas equipas de voluntários ajudam as crianças necessitadas nos bairros mais pobres de Manila desde 1998, proporcionando-lhes o acesso às necessidades básicas, como alojamento, educação, nutrição e saúde. “Tratamos de devolver-lhes uma vida digna, e os sorrisos nos seus rostos”, disse o missionário à agência Fides.

A Fundação já ajudou mais de 50 mil crianças nos seus 22 anos de existência e procura agora reforçar a sua ação, tendo em conta os efeitos da pandemia, junto dos menores que vivem nas ruas, abandonados pelas suas famílias e pela sociedade. Muitos tentam sobreviver recorrendo à mendicidade, procurando comida no lixo, ou entregando-se à prostituição.

Em Manila, mais de 40 por cento da população urbana vive em condições de pobreza extrema, uma situação que se tem vindo a agravar com a crise pandémica. Além disso, uma em cada 10 crianças nas Filipinas não tem acesso à educação, uma tendência que a Fundação Anak-Tnk procura inverter.

“Tentamos dar resposta às necessidades médicas de cada criança e oferecer cursos de formação às comunidades locais sobre os conceitos básicos de saúde e higiene. Diariamente, proporcionamos aos menores comidas equilibradas e trabalhamos para criar consciência nas comunidades sobre questões nutricionais”, explicou Matthieu Dauchez.