Santuário de Fátima
Foto: EPA / Paulo Cunha

Deus pede aos fiéis “o coração, a inteligência e vontade”, disse aos peregrinos Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, na manhã do último domingo, 18 de outubro, no recinto de oração daquele templo mariano, no decorrer da Eucaristia a que presidiu.

O responsável disse depois aos fiéis que só Deus “deve ocupar o centro” das suas vidas, e deu o exemplo dos pastorinhos de Fátima que deram “resposta positiva à pergunta de Nossa Senhora”, e que viveram “coerentemente com essa resposta”. “É desta centralidade de Deus nas nossas vidas que nos fala toda a Mensagem de Fátima: dar-Lhe o lugar que só a Ele compete nas nossas vidas”, esclareceu Carlos Cabecinhas.

No dia em que a Igreja Católica celebrou o Dia Mundial das Missões, uma das preces da oração dos fiéis pediu “pelas missões de todo o mundo, pelas irmãs e irmãos que as servem e pelos cristãos que por elas oram”. O domingo no santuário de Fátima ficou também marcado pela jornada mundial de oração do terço com crianças.

De acordo com os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, os fiéis “cumpriram as regras que visam uma ocupação segura do espaço do recinto de oração, no contexto pandémico, garantindo o distanciamento físico e assumindo, desde o início da celebração, uma posição fixa num dos perímetros marcados no solo”.