José Tolentino Mendonça
Foto: Homem de Gouveia / Lusa

“A falta que um rosto faz” foi o mote escolhido pelos Institutos Missionários Adgentes (IMAG) e os ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Adgentes) para a realização de um ciclo de conferências que decorrerão todas as quintas-feiras, durante o mês de outubro. A iniciativa conta com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

A primeira sessão, agendada para o dia 1 de outubro, terá como orador o bispo de Lamego, António Couto, que refletirá sobre a transformação “de ‘eu’ para ‘eis-me aqui’”, baseando-se na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2020. No dia 8, será a vez da encenadora Matilde Trocado dissertar sobre “As Expressões de Proximidade”.

A terceira sessão, marcada para 15 de outubro, contará com a especialista em Intervenção Social, Rita Valadas, para refletir sobre “O outro diante de mim”. Já a sessão do dia 22 será dedicada a “Desmascarar a missão”, com o professor da Universidade Católica, Juan Ambrosio. A 29 de outubro, o cardeal, teólogo e poeta, Tolentino Mendonça, encerrará o ciclo de conferências partilhando “As palavras da missão”.

As conferências, que irão decorrer através da plataforma digital zoom devido às restrições impostas pela pandemia, têm todas início às 21h00. A participação é aberta e gratuita, mas por questões de logística e organização, é necessário uma inscrição prévia, até ao dia 30 de setembro, informam os organizadores.