O acolhimento à multidão de peregrinos foi feito por um vasto grupo de jovens, de vários pontos do país, e por Albino Brás, sacerdote Missionário da Consolata. Os Jovens Missionários da Consolata (JMC) do Sul de Portugal e os leigos daquela região, entoaram um conjunto de cânticos missionários, enquanto outros jovens faziam esvoaçar bandeiras de diversos pontos do mundo, lembrando o trabalho levado a cabo pelos missionários em diversos países do globo.

Gianni Treglia, superior provincial da congregação religiosa, também dirigiu um conjunto de palavras aos peregrinos, destacando, desde logo, que hoje é um “dia de festa”. “Mais uma vez, o beato José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, reúne-nos e faz-nos permanecer juntos. Convida-nos com o seu exemplo a estar abertos à novidade de Deus, à beleza do Evangelho, à missão. Estamos reunidos para fazer festa. Fazer festa pertence, justamente, a quem tem o coração feliz e, de alguma forma, agradece ao Senhor por esta alegria que sente. Portanto, agradeçamos juntos ao Senhor por todo o trabalho missionário que é realizado no mundo por tantos missionários, homens e mulheres, religiosos e leigos”, disse o responsável.

Gianni Treglia procurou depois explicar aos peregrinos o significado do tema da peregrinação – “Enviados a consolar”. “Somos enviados para consolar! É o convite a deixar-nos perturbar, a ir além dos nossos medos e reticências, a descentralizar-nos para fazer chegar a todos o amor de Deus Pai. É o convite para não vivermos mais para nós mesmos”, disse o religioso, realçando de seguida que a “força do Espírito Santo põe-nos a caminho, ao encontro dos outros, impele-nos a fazer da nossa vida um caminho, um dom, uma palavra evangélica pronunciada e oferecida criativamente em nome do amor de Cristo. O motivo de cada missão é precisamente o amor de Cristo: este amor, para nós, família missionária da Consolata, tem uma tradução específica: ‘Enviado para consolar’”, concluiu Gianni Treglia, desejando uma “boa peregrinação” a todos os presentes.

Guião orienta peregrinos ao longo do dia

Na mensagem de introdução à peregrinação, distribuída em guiões aos peregrinos, Gianni Treglia, superior provincial da congregação religiosa, destaca o tema da peregrinação – “Enviados a Consolar” – e lembra que em 2026, será celebrado o centenário da morte de José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata.

Dirigindo-se aos peregrinos, Gianni Treglia aponta para o caminho da felicidade. “Recordamos que a vocação do homem é o amor, um convite para nos darmos, procurando a felicidade dos outros, e nisso encontrarmos a nossa própria felicidade.” O superior provincial dos Missionários da Consolata acredita que foi precisamente “a felicidade de todos, os que estão perto e os que estão longe, até aos confins da terra”, que impulsionou e “inspirou o beato José Allamano a fundar os missionários e as missionárias”.

Gianni Treglia aponta depois para a mensagem que hoje Deus pretende transmitir. “Essa mensagem é que levemos, através da Palavra de Jesus, uma boa notícia aos abandonados, um anúncio de liberdade aos escravizados e oprimidos, uma promessa de salvação. Uma mensagem que enche de esperança toda a humanidade. Nós, filhos de Deus em Cristo pelo batismo, também fomos consagrados e participamos na Sua missão: vamos levar esta mensagem de esperança a toda a humanidade”, apela responsável, que conclui a sua mensagem com um renovado apelo.

“Assim como Jesus pregou com as obras, com o exemplo, com o testemunho, até ao ponto de oferecer a própria vida, assim também nós devemos fazer. Não podemos ficar-nos apenas pelas palavras: devemos concretizar o nosso amor a Deus e aos irmãos com as nossas obras, com o nosso testemunho, com o nosso compromisso que aqui reafirmamos hoje em Fátima”, frisa o religioso.