Vida e obra de José Allamano encenada por jovens nos Valinhos de Fátima

A encenação conclusiva da via-sacra missionária da Peregrinação da Consolata foi dinamizada pelos Jovens Missionários da Consolata (JMC) do Norte, e pelo grupo Pro-Voca de Fátima. Ao mesmo tempo que Álvaro Pacheco, sacerdote Missionário da Consolata, falava da vida e obra de José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, os jovens faziam uma encenação alusiva às suas palavras.

“Allamano sentiu-se sempre inspirado e iluminado pelo Espírito Santo: foi através desta inspiração divina que ele educou, formou e amou os seus filhos e filhas que partiam em missão, inspiração que continua presente nos nossos dois institutos. Sim, o Espírito é a alma, o dinamismo e o amor de Deus em ação na Igreja e em cada um de nós. Foi nele que Allamano se inspirou para formar os seus missionários, particularmente através do espírito de família, o espírito eucarístico, o espírito de missão e o espírito de Consolação”, disse o missionário, enquanto os jovens faziam uma dramatização inspirada nas palavras que o sacerdote proferia.

A dramatização chegou ao fim com a aproximação dos jovens do público com bandeiras de um conjunto muito variado de países. “Caros irmãos e amigos, colaborados e benfeitores da nossa família missionária, estão espalhados entre vós as bandeiras dos países onde trabalham os missionários e missionárias da Consolata. Através dos seus filhos e filhas espalhados pelo mundo, bem como através de cada um de nós, o Pai Allamano continua a amar e a abraçar o mundo: somos enviados a consolar porque fomos consolados, somos enviados a anunciar e a praticar os valores do evangelho porque Cristo os semeou em nossos corações. Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine, fortaleça e renove, para sermos Evangelho vivo para muitos, partilhando com todos a consolação, a paz e a esperança de Deus.”