Com o regresso às aulas a aproximar-se, a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) lançou um conjunto de dicas, que apelam a novos hábitos e comportamentos, que podem contribuir para um planeta mais sustentável. As sugestões da Quercus são várias, e são também um contributo para diminuir os gastos habitualmente associados ao regresso à escola.

A organização portuguesa sugere assim às famílias que reutilizem material escolar em bom estado, podendo para isso recorrer a amigos e a família, e que optem pela compra de produtos avulso e artigos recarregáveis. A Quercus aconselha também a evitar a compra de artigos não solicitados pelos professores, e a procurar bens em plataformas de reutilização ou de venda em segunda mão.

A associação nacional propõe ainda que os alunos levem para a escola garrafas reutilizáveis, um comportamento que poderá contribuir para fomentar o consumo de água da torneira. O uso de guardanapos de pano, assim como talheres reutilizáveis, também são aconselhados.

A Quercus alerta também para a necessidade de ter em consideração a origem dos materiais a adquirir, e lembra que produtos demasiados baratos, por vezes, podem não garantir a proteção da saúde, de que são exemplo lápis de cera, onde já foram encontradas fibras de amianto em algumas marcas disponíveis para venda. A Associação Nacional de Conservação da Natureza sugere que os lanches dos alunos incluam fruta da época e alimentos menos açucarados, e propõe que sempre que possível, os alunos se desloquem a pé ou de bicicleta.