O livro ‘Aprender a ser cigano hoje’ está entre os lançamentos previstos para a Feira do Livro de Lisboa, que está em curso no Parque Eduardo VII. Escrito por Mirna Montenegro, e com a chancela da Editorial Cáritas, a obra será apresentada por Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa.

A obra a apresentar reúne “o trabalho de toda uma vida que a autora dedicou às pessoas de etnia cigana, sobretudo às crianças, em diversos locais do país”. Mirna Montenegro é detentora de um “conhecimento profundo e autónomo da pedagogia cigana”, conhecendo de perto as “realidades e os dramas da educação das crianças ciganas” em Portugal, conforme se pode ler no prefácio da publicação.

A sessão de lançamento está agendada para a próxima quinta-feira, 3 de setembro, e terá início pelas 18h00, no auditório sul da Feira do Livro de Lisboa. O “número máximo de lugares sentados é 48”, sendo que é “obrigatório o uso de máscara”, de forma a reduzir o risco de contágio pela Covid-19, apontam em comunicado os envolvidos na iniciativa. O lançamento do livro acontece em parceria com a Obra Nacional da Pastoral dos Cigano, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).