Golfinhos do Sado
Foto: Vertigem Azul 10

A sétima edição da iniciativa ‘Proteger os golfinhos’ está em andamento até ao próximo mês de setembro, com o objetivo de sensibilizar os que navegam nas águas do Sado para a particularidade da população de golfinhos-roazes que ali habitam.

A campanha ganha forma através de uma embarcação que, até setembro, vai abordar embarcações de atividade turística e particulares, com o propósito de sensibilizar a população local, turistas e visitantes para os cuidados a ter na navegação aquando do avistamento e aproximação aos golfinhos. O objetivo é evitar perturbar os animais e garantir a sua permanência no estuário.

Para os dinamizadores da iniciativa, esta assume uma especial importância numa altura em que em que se verifica uma maior quantidade de embarcações e de saídas para observação de golfinhos, por esta ser uma época de férias para muitas pessoas. No último ano, a campanha atingiu mais de 12 mil pessoas. A iniciativa é dinamizada pela Tróia-Natura, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).