O Dia Europeu do Mar é celebrado esta quarta-feira, dia 20 de maio. Para assinalar a data, vai decorrer uma sessão digital de cinema comentado, entre 16h00 e as 18h30. A iniciativa será uma ocasião para a visualização do filme ‘The Story of Plastic’, o mais recente documentário da organização ‘The Story of Stuff’, amplamente conhecida por vídeos de sensibilização para comportamentos sustentáveis.

O filme a exibir “apresenta um olhar abrangente sobre a crise da poluição do plástico, causada pela humanidade e as consequências da mesma no planeta”, explicam os promotores da sessão, em comunicado. Através da visualização desta película é ainda possível assistir a “entrevistas com especialistas e ativistas na linha da frente deste desafio”, que dão conta dos “desastrosos efeitos da inundação dos ecossistemas com plásticos”.

Depois da exibição do filme terá lugar um momento de debate que contará com as intervenções de Paula Sobral, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova da Lisboa, e de Fernando Leite, CEO no Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor). Intervirá também Pedro São Simão, coordenador do ‘Pacto Português para os Plásticos’. As pessoas interessadas em participar devem proceder à sua inscrição online. A iniciativa é promovida pelo ‘Smart Waste Young Professionals’ (SWYP).