O ‘Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – ACES Maia/Valongo’ recebeu uma máquina de lavar, “cuja única finalidade é a lavagem e tratamento de fardas dos profissionais” de saúde. O equipamento foi doado como “resposta a um apelo desesperado do ACES Maia/Valongo”, na sequência da atual pandemia provocada pela Covid-19.

A máquina de lavar é uma oferta da European Recycling Platform (ERP) e do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor). O apelo partiu da ‘Liga dos Amigos do ACES da Maia’ (LAcesMaia), um organismo que “tem uma responsabilidade social perante as mais diversas vulnerabilidades, tanto ao nível do cidadão mais fragilizado como daqueles que prestam os cuidados de saúde no ACES”.

Segundo a LAcesMaia, durante a fase do estado de emergência, e, atualmente, de calamidade, “foi muito difícil responder a todas as necessidades emergentes”. “Sem dúvida alguma que somente com a colaboração e solidariedade de todos, é possível neste momento começar-se a sentir algum alívio”, referem os responsáveis pelo organismo, em comunicado.