Há um versículo da Carta aos Hebreus com o seguinte pedido: “Não vos esqueçais da hospitalidade, pois graças a ela alguns, sem o saberem, acolheram anjos” (Hb 13, 2). E desde esta terça-feira, 15 de abril, há uma nova escultura na Praça de São Pedro (Vaticano) que o traduz. Da autoria do artista canadiano Timothy Schmalz, a obra retrata um homem sentado num banco, que encarado de frente parece um peregrino ou sem-abrigo, e visto de trás é um anjo. Ao seu lado, o espaço vazio convida a que mais alguém se sente. E o título ajuda à interpelação: “Be welcoming” (“Sê acolhedor”).
“Esta estátua de bronze dá vida à Sagrada Escritura através da arte, permitindo que as pessoas façam uma experiência física com a Escritura. O estrangeiro, que parece viver como um sem-abrigo, com os seus pertences guardados num saco e um bastão que sugere uma longa viagem, convida-o, no entanto, a sentar-se ao seu lado”, explica um comunicado do Dicastério para o Serviço da Caridade, sublinhando que este estranho se transforma num anjo “quando se olha para o outro lado da escultura: a aspereza das suas roupas torna-se suave, o saco que transporta transforma-se em asas e o capuz em cabelo”.
A escultura foi colocada nos degraus interiores da colunata da Praça de São Pedro, perto dos duches para os pobres e do ambulatório Mãe de Misericórdia, “realidades desejadas pelo Papa Francisco para as pessoas mais frágeis”.
A poucos metros dali, quase no centro da Praça, pode ser apreciada uma outra obra do escultor católico, inspirada no mesmo versículo da Bíblia: trata-se de “Angels Unawares”, instalada no Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, em setembro de 2019, a pedido do Papa Francisco.
A estátua de bronze, de seis metros de comprimento e 3,5 de altura, retrata 140 migrantes e refugiados comprimidos num barco. Entre eles, estão José, Maria e o menino Jesus que fogem para o Egito, escravos africanos em busca da liberdade, ou um judeu a escapar da Alemanha nazi.
Em 2016, Ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, este havia já mandado instalar no exterior de um antigo palácio do Vaticano, o Palazzo Migliori, uma primeira escultura de Timothy Schmalz. Trata-se de “Homeless Jesus”, que retrata Jesus como sem-abrigo, a dormir num banco de jardim. A peça está colocada em diferentes lugares do mundo, entre os quais o Santuário de Fátima [ver 7Margens].
Também a escultura “Be welcoming”, criada pela primeira vez em 2019, já foi instalada em diferentes locais associados às peregrinações cristãs, como Melide (Espanha), importante ponto de paragem do Caminho de Santiago, e o Santuário de São Padre Pio, no sul de Itália.
Como explica o próprio artista, “‘Be welcoming’ mostra-nos que toda a humanidade possui uma natureza espiritual semelhante à dos anjos. Ela lembra-nos que podemos tornar-nos anjos na nossa jornada pela vida e também que a espiritualidade só é encontrada quando somos generosos connosco mesmos, com os outros e com Deus”.
Texto redigido por Clara Raimundo/jornal 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária