Foto: Município de Oliveira do Bairro

Contentores de 120 litros têm sido distribuídos entre hotéis, restaurantes e cafés, no município de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, no contexto do projeto “Dar valor é dar vida”, destinado à recolha seletiva de resíduos alimentares.

A iniciativa é promovida pelo município local e contempla também “ações de sensibilização que visam esclarecer e informar os agentes económicos sobre o que são, como separar e quais as vantagens e procedimentos para a recolha seletiva de resíduos alimentares”, explicam os serviços de comunicação da autarquia.

O projeto assume importância para a “criação de um ambiente mais sustentável, assim como para a redução da tarifa de tratamento dos resíduos, que pesa cada vez mais no orçamento familiar dos nossos munícipes”, referiu Jorge Pato, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e um dos responsáveis pelo pelouro do ambiente, no primeiro dia da entrega dos contentores.

A iniciativa prevê a recolha dos biorresíduos nos estabelecimentos comerciais, às segundas, quartas e sextas-feiras. Mais à frente, o projeto “Dar valor é dar vida” chegará também a cada um dos munícipes de Oliveira do Bairro. O programa conta com o apoio de fundos comunitários do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.