Foto: Lusa

Com o propósito de continuar a escutar as vítimas e reunir eventuais denúncias de abusos sexuais de menores na Igreja, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou que vai proceder à criação de um “grupo específico” para este assunto. “Estamos disponíveis para acolher a vossa escuta através de um grupo específico, que será articulado com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis”, lê-se no comunicado conclusivo da Assembleia Plenária Extraordinária, dedicada à análise do relatório final da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

A assembleia decorreu esta sexta-feira, 3 de março, em Fátima. Segundo José Ornelas, presidente da CEP, o novo organismo seguirá as orientações da CI, que se articulava diretamente com os bispos, mantendo o “caráter de independência”, mas respondendo diretamente à coordenação nacional das comissões diocesanas. O também bispo da diocese de Leiria-Fátima adiantou, segundo a agência Ecclesia, que será apresentada uma nova equipa que “tenha credibilidade perante as vítimas”, de forma a acolher os testemunhos das pessoas.

Memorial na JMJ e na CEP

“Reafirmamos também o nosso firme propósito de tudo fazer para que os abusos não se voltem a repetir. Como sinal visível deste compromisso, será realizado um memorial no decorrer da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e perpetuado, posteriormente, num espaço exterior da Conferência Episcopal Portuguesa”, refere a nota.

No comunicado da assembleia é também feito um agradecimento ao testemunho das vítimas. “Este relatório é uma peça muito importante para compreender a realidade, na Igreja e no país”, disse o bispo de Leiria-Fátima. A 13 de fevereiro, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, designada pela CEP, apresentou o seu relatório final, depois de um ano de trabalho, no qual validou 512 testemunhos, apontando para um número de 4815 vítimas, entre os anos 1950 e 2022.