Praça São Pedro

Os meios de comunicação social do Vaticano disponibilizam agora as notícias no seu 53.º idioma – a língua kannada, também conhecida como canarim – uma das oficiais da Índia, falada por milhões de pessoas naquele país, particularmente no estado de Goa e limítrofes. A novidade é fruto de uma colaboração entre o Dicastério para a Comunicação e a arquidiocese de Bangalore, no estado indiano de Karnataka, e é motivo de grande satisfação para Peter Machado, arcebispo naquela cidade.

“Estou muito feliz com o lançamento destas páginas em canarim. As notícias sobre o Papa, o Vaticano, a Igreja universal e o mundo, serão de grande interesse e importância para a Igreja local em Karnataka. Agradeço ao nosso amado Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu ênfase contínuo sobre a sinodalidade, e em levar a Igreja para as periferias. Os fiéis certamente beneficiarão da leitura destes artigos e, numa fase sucessiva, da transmissão por áudio/vídeo”, disse o arcebispo de Bangalore, citado pelo Vatican News.

O alcance que esta parceria poderá vir a assumir é destacado por Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. “Uma nova língua é acrescentada àquelas já faladas. É uma língua antiga e, no entanto, viva. Viva como a comunidade católica que nos ajuda neste pequeno grande projeto: falar a língua de 35 milhões de indianos. Um ato de homenagem à sua cultura. Um serviço à comunicação autêntica. Uma maneira de caminharmos juntos”, acredita.

Andrea Tornielli, diretor editorial dos meios de comunicação do Vaticano, considera que o novo idioma pode ser um meio para fortalecer laços. “A decisão de acrescentar o idioma canarim aos 52 já existentes para levar a palavra do Papa à língua materna de milhões de indianos confirma a nossa vocação de serviço ao bispo de Roma e às Igrejas que compõem a Igreja universal. Num tempo caracterizado por dificuldades e incertezas, guerras e violência, é reconfortante que a Igreja dê testemunho de comunhão e partilha, fortalecendo os laços entre Roma e o mundo”.

Ainda a propósito desta iniciativa, o diretor da Rádio Vaticano, Massimiliano Menichetti, recorda o papel dos meios de comunicação para a Igreja. “O alcance da Igreja é maravilhoso. Há 93 anos, o Papa Pio XI encarregou Guglielmo Marconi de construir a Rádio Vaticano, para levar esperança ao mundo, para difundir o anúncio cristão e para construir a Igreja de Cristo. Na década de 90, as ondas da Rádio do Papa chegaram ao Vietname e aquele anúncio gerou os ‘cristãos do rádio’, uma nova Igreja viva. Hoje, as novas tecnologias oferecem-nos muitas oportunidades de levar a Boa Nova a um mundo frequentemente ferido. O idioma canarim é um outro exemplo de vitalidade e fraternidade, e o nosso desejo é o de continuar a tecer esses caminhos com responsabilidade e unidade.”