Além do vídeo que ilustra a leitura bíblica, são propostos, semanalmente, jogos e um desafio concreto que as crianças podem realizar em casa | Foto: Direitos reservados

Os pais, avós, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), ou mesmo padres, que nunca tenham sentido dificuldade em explicar um texto dos Evangelhos a uma criança ou jovem… atirem a primeira pedra. Foi por ter percebido que ninguém atiraria pedra nenhuma que Emanuel Soeiro, licenciado em Teologia, apaixonado pelas novas tecnologias e pai de duas meninas com oito e dez anos, criou a Vejo e Acredito: uma plataforma online que todas as semanas propõe um vídeo, jogos e um desafio prático alusivo ao Evangelho de cada domingo… descomplicando-o e fazendo-o presente no dia a dia dos mais novos.

O projeto acaba de ser lançado e o primeiro vídeo, com o Evangelho deste domingo de Páscoa, já está disponível em vejoeacredito.pt e nas respetivas redes sociais Youtube, Instagram e Facebook. Com um título apelativo – “A grande surpresa!” -, o vídeo narra o momento em que Maria Madalena foi ao sepulcro onde Jesus havia sido colocado e o encontrou vazio. E ao mesmo tempo que se escuta o texto bíblico numa voz-off pausada, o mesmo vai sendo ilustrado por emojis, e outras animações gráficas simples e atuais, que procuram ajudar à sua compreensão pelos mais jovens.

“Hoje as crianças têm dificuldade em ler um texto sem um elemento visual que ajude a entender o que se está a ler. Por isso, este projeto pretende ser uma ajuda para que as crianças (e também os adultos) possam ver o Evangelho de cada Domingo e assim possam melhor entender este Deus que está presente na simplicidade das suas vidas”, sublinha Emanuel Soeiro, em declarações ao 7Margens.

Dirigindo-se “de forma direta às crianças entre os seis e os 12 anos” e “de forma indireta a todos os pais e avós que assim têm um pretexto para falar com os filhos e os netos sobre o Evangelho de cada domingo”, a plataforma Vejo e Acredito pode também “ser uma ajuda para que a catequese e a EMRC continuem em ambiente familiar”, acrescenta o criador do projeto.

Até porque, além do vídeo que ilustra a leitura bíblica, são propostos, semanalmente, jogos e um desafio concreto que as crianças podem realizar em casa. Nesta primeira semana, por exemplo, é possível descarregar a partir do site uma “sopa de letras” para identificar as emoções que Maria Madalena terá sentido ao encontrar o sepulcro vazio, e sugerido o desafio de surpreender um amigo ou familiar “com um gesto de ternura, de carinho, de bondade”.

O grande objetivo é que o Evangelho se torne “presente no quotidiano, na simplicidade do dia a dia”, conclui Emanuel Soeiro. Como, de resto, o nome da plataforma sugere: “A expressão ‘Vejo e Acredito’ coloca-nos no presente, na simplicidade da nossa história e não no passado mais ou menos distante. É no presente que somos chamados a ver e a acreditar. Apenas temos de estar atentos aos sinais que Deus nos dá”. E se há coisa que não falta nesta plataforma são sinais. 😉

Texto publicado ao abrigo da parceria da revista FÁTIMA MISSIONÁRIA com o jornal digital 7Margens