Um laboratório dedicado à investigação da Matemática e outro centrado no estudo biológico do cancro abriram portas no início deste mês. “O cancro da próstata é o tipo de cancro mais mortífero em Cabo Verde. Estudar a sua incidência, em Cabo Verde e em Moçambique, e fazer um estudo biológico desta patologia tornava-se premente – são estes, justamente, os principais objetivos do recém-inaugurado Laboratório de Histopatologia, na cidade da Praia”, lê-se num comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), envolvida no projeto.

“O projeto será desenvolvido na Universidade de Cabo Verde, sob a liderança da investigadora Neidy Varela Rodrigues, e prevê a criação de uma plataforma onde serão publicados dados para o apoio à prevenção e diagnóstico do cancro da próstata”, adianta a fundação, sediada na capital portuguesa.

Promoção da investigação em Matemática

A Gulbenkian “é parceira da Universidade de Cabo Verde em dois outros projetos: o Laboratório de Matemática e o primeiro Programa Regional de doutoramento em matemática dos PALOP”. “O Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde, criado com o apoio da Fundação Gulbenkian, pretende afirmar-se como uma unidade científica e pedagógica para o exercício do raciocínio lógico e matemático – não só numa perspetiva académica, mas também lúdica –, com o objetivo fomentar a formação e a investigação em Matemática”, acrescenta o organismo localizado na avenida de Berna.

“O Laboratório deverá promover a iniciação à matemática desde os jardins-de-infância, desmistificando a ideia de que se trata de uma ‘má temática’, mas também fará a ligação à universidade, a articulação com o ensino não superior e a formação superior e pós-graduada (mestrados e doutoramento). É no seu seio que funcionará o primeiro Programa Regional de doutoramento em matemática dos PALOP”, sublinha a fundação.

Os laboratórios foram inaugurados por António Feijó presidente da FCG. O Laboratório de Histopatologia resulta do projeto “Clinical-Pathological Characterization of PALOP`S Cancer – INCUBATOR”, e foi financiado no âmbito do programa Gestão em Ciência nos PALOP, coordenado pela Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa”. O primeiro Programa Regional de doutoramento em matemática dos PALOP é apoiado pela Gulbenkian, e resulta de uma colaboração entre as Universidades de Cabo Verde, Agostinho Neto (Angola) e Coimbra (Portugal), e conta com o contributo de docentes de outras instituições de ensino superior de África e da Europa.