Foto: HELPO ONGD

O edifício do Programa Materno-Infantil, localizado no distrito de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, tem estado a acolher sessões de culinária quinzenais. Estes encontros contam com a participação de mães, grávidas e cuidadores.

As sessões permitem que as participantes “possam aprender a fazer novas receitas para as suas crianças”. Entre os pratos confecionados incluem-se “papas hiperenergéticas e mais completas nutricionalmente, para serem introduzidas durante a fase de diversificação alimentar dos mais pequenos”, explica a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida no projeto.

De acordo com o organismo português, no decorrer das sessões são também “abordados alguns mitos alimentares e transmitidas algumas mensagens sobre alimentação saudável e boas práticas de higiene”. As sessões de culinária decorrem no contexto do Programa de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil (PANMI), levado a cabo pela Helpo, em parceria com a Direção dos Cuidados de Saúde do Ministério da Saúde da RDSTP e financiado por um mecenas particular.