A imagem peregrina número sete de Nossa Senhora de Fátima encontra-se no Cáucaso desde a passada sexta-feira, 30 de setembro, e lá deverá permanecer até ao próximo dia 5 de novembro, passando por todas as dioceses católicas da Geórgia, Azerbaijão e Arménia.

Na Geórgia, a imagem estará presente ao próximo dia 14. Entre os dias 15 e 20 do mesmo mês, a imagem ficará no Azerbaijão, concentrando-se em Baku, na paróquia católica e nas comunidades religiosas salesianas e das Irmãs da Caridade. A passagem pela Arménia inicia logo no dia 21 seguinte, em Yerevan, com uma vigília no pavilhão da Escola de Mkhitaryan e chega ao fim a 30 de outubro, data em que estará de volta à Geórgia, a onde ficará nas comunidades do sul até dia 4 de novembro. Dia 5 terá lugar a última celebração, em Tiblissi.

Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, esta é uma viagem considerada “inédita”, que acontece “a pedido do núncio apostólico da Santa Sé, José Avelino Bettencourt”, e que “esteve prevista para 2021 mas devido à pandemia foi adiada”. A imagem que irá percorrer as paróquias e comunidades católicas dos três países tem um propósito “de reconciliação e de paz”, numa zona do mundo onde têm lugar diversos conflitos, que ameaçam a estabilidade da região.