O arranque do novo ano fica marcado pela criação de mais uma nova horta urbana biológica comunitária. Com o nome “Horta biológica da Cavada Nova”, este novo espaço encontra-se situado na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, no distrito do Porto, e conta com 20 talhões de 25 metros quadrados, destinados a famílias locais. O novo espaço insere-se num projeto intermunicipal, designado “Horta à porta – Hortas urbanas biológicas da região do Porto”. A iniciativa é encabeçada pela “Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto” e municípios associados, e conta com 55 hortas ativas, seis delas no concelho de Gondomar.

Através desta iniciativa pretende-se “responder ativamente à crescente procura por famílias de espaços urbanos para o cultivo biológico de subsistência”, explicam os serviços de comunicação da Lipor, adiantando que o terreno usado para esta finalidade é “fértil”, detém uma “boa exposição solar” e “água”. A horta revela-se uma “infraestrutura verde”, que surge “integrada em meio urbano”, que “contribui para a mitigação das alterações climáticas e proporciona inúmeros benefícios ambientais, sociais, económicos e de promoção de saúde e qualidade de vida”, destaca a Lipor.

Aqueles que utilizam o espaço têm “acesso a ponto de água, compostor e abrigo para alfaias agrícolas, onde é proibida a utilização de produtos químicos de síntese”. O projeto é “totalmente gratuito”, sendo necessário frequentar uma “ação de formação em agricultura biológica, segundo os princípios do modo de produção biológico, promovida pela Lipor”. É ainda necessária a “concretização da compostagem caseira, com o objetivo de redução da quantidade de resíduos produzidos e fertilização orgânica” dos talhões que estão a ser usados. Segundo a Lipor, este projeto conta com uma “uma enorme adesão dos cidadãos”.

1 comment

Comments are closed.