Foto: Secretariado Nacional da Educação Cristã

Na reta final do ano letivo, o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a equipa de apoio à Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) enviam para as escolas portuguesas os recipientes designados “Sementes de esperança”. António Cordeiro, coordenador da EMRC no SNEC explica o significado do conteúdo destas caixas elaboradas em madeira.

De acordo com o responsável, o pequeno recipiente contém sementes de cinco espécies. Uma delas é a semente de girassol, “símbolo da alegria e da esperança”. Também há tremoço bravo, que “remete para o acolhimento e integração de ‘toda a pessoa e da pessoa toda’”, e que transporta consigo “um sinal de mobilização para a força da palavra ‘Esperança’ em cada comunidade educativa”.

Por fim, existem também sementes de centeio, trigo e milho, “símbolos da partilha, da doação de si mesmo aos outros”, destaca António Cordeiro, adiantando que no interior da caixa há também “um texto de enquadramento e de agradecimento”. A Semana Nacional da EMRC decorreu no passado mês de maio sob o tema “Esperança (te)”.

Tagged: