Fátima recinto
Foto: Santuário de Fátima

A 40.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes do Santuário de Fátima vai realizar-se no próximo dia 26 de abril, em formato digital, como medida de contenção da atual pandemia. A iniciativa vai debruçar-se sobre modos de “vivenciar Fátima em tempo de pandemia”, e será uma ocasião para escutar Carlos Cabecinhas, reitor no Santuário de Fátima, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, e Marco Daniel Duarte, diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, entre outros.

O encontro vai incidir sobre os “desafios e perspetivas na (re)dinamização do turismo religioso”, o regresso à cidade de Fátima, as “dificuldades, conquistas e novos horizontes” que surgem do atual cenário pandémico, e contará com a interpretação da exposição “Rostos de Fátima”, entre outros assuntos a abordar. A dinamizar a iniciativa está o Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima.

“É neste contexto, de um hoje que não podemos nem devemos ignorar, que propomos aos guias-intérpretes um exercício de leitura de Fátima, a um tempo realista e esperançoso, nas suas dimensões comunicacional e celebrativa, artístico-cultural e turística, no horizonte dos desafios e perspetivas que a pandemia aporta a este santuário e a todos os que têm por missão e tarefa servir os seus peregrinos e visitantes”, referem os responsáveis pela iniciativa. A inscrição na iniciativa é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita até 22 de abril.

Tagged: