Foto: ECOS

“EducAction” é o nome de um novo projeto que visa reforçar as competências sociais e cívicas dos jovens, e que vai ser apresentado online na próxima terça-feira, 23 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h00. A iniciativa envolve o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, e a ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, localizada na mesma cidade do sul de Portugal.

De acordo com o agrupamento de escolas envolvido na iniciativa, este projeto tem como propósito “promover as competências sociais e cívicas dos jovens, reforçando a centralidade da escola e da comunidade em que esta se insere e com a qual interage”. De forma mais particular, o objetivo passa por “trabalhar para construir um modelo de participação cívica inclusiva, que envolva todos os agentes da comunidade escolar”.

O projeto deverá envolver duas turmas do 10.º ano da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, colocando os adolescentes a trabalhar nas etapas necessárias a um processo participativo de tomada de decisão. “A proposta passa por identificar uma problemática relevante para a comunidade escolar, de forma a desenvolver uma solução concreta”, explica aquele agrupamento.

O projeto estará em vigência até março de 2022. A coordenar o programa vai estar a ActionAid – Itália. Além de Portugal o projeto conta com parceiros europeus em países como a Bélgica e a Grécia. O programa é co-financiado pela European Union – Education, Audiovisual, and Cultural Executive Agency (Erasmus+). As pessoas interessadas na iniciativa devem proceder à sua inscrição gratuita. A apresentação do projeto poderá ser acompanhada através do facebook da ECOS ou do canal do youtube do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *