Foto: FEC

As paredes exteriores de escolas da cidade de Maputo, em Moçambique, estão a ser decoradas. A iniciativa vai estar a decorrer até ao próximo mês de março, no âmbito do “Raízes e cultura”, um projeto da Fundação Fé e Cooperação (FEC) e da ONGD Khandlelo, que conta com o envolvimento de outras entidades.

A pintura de murais em espaços escolares visa “ligar a cultura à educação e tornar mais atrativo o espaço exterior das escolas, onde tantas crianças brincam”, explicam os serviços de comunicação da fundação que tem como missão “promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades, organizações e igrejas”.

A Escola Primária de FPLM e a Escola Primária Completa da Unidade 7, ambas da cidade de Maputo, já foram alvo desta ação. “A partir de agora, toda a comunidade educativa, encarregados de educação e cidadãos vão poder apreciar a exibição cultural de contros tradicionais infantis, relacionados com a cultura Moçambicana”, ao passarem por estes espaços, destaca a FEC.

O projeto “Raízes e cultura” tem no Instituto Camões e na União Europeia os seus financiadores. O seu propósito passa por “promover o desenvolvimento socioeconómico através de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante”.