O Santuário de Fátima prepara-se para dinamizar o seu primeiro retiro online. O encontro irá decorrer de 12 a 13 de fevereiro, dias em que se celebra a Peregrinação Mensal desse mês. O retiro incidirá sobre o tema “Da gruta ao Céu – habitar o coração e abri-lo ao outro”.

A orientar este momento vai estar Sandra Bartolomeu, religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que traça um cenário do ambiente que vai envolver este encontro. “O confinamento imposto pela pandemia força-nos a (reaprender a) estar em casa, na habitação física que nos serve de lar, mas sobretudo a confrontarmo-nos com o santuário interior da nossa consciência, fora do qual vivemos demasiadas vezes”, disse a responsável, citada pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Do programa do retiro fazem parte meditações partilhadas, assim como momentos de reflexão e aprofundamento espirituais. O retiro irá decorrer através da plataforma zoom. As inscrições são gratuitas, mas de caráter obrigatório e sujeitas a confirmação. O encontro irá realizar-se com uma quantidade limitada de participantes, de forma a possibilitar uma “participação mais personalizada e um ambiente de grupo mais próximo”, explica o Santuário de Fátima.